Toda criança merece plantar uma árvore e ter o seu próprio jardim

Nos Apps e E-books do Green Team mostramos a importância das plantas, árvores e florestas. Você sabia que cultivar plantas em casa pode ser uma atividade muito relaxante, inclusive para as crianças, pois elas podem brincar com a terra, folhas, flores e tudo aquilo que a natureza oferece?

E o mais legal disso é que muitas famílias estão criando hortas caseiras, que além de divertir as crianças podem trazer vários benefícios para todos.

Ter um jardim em casa pode ajudar muito as crianças, que passam a perceber as diferenças de formatos e cores das flores, das folhas, das frutas. Elas também podem sentir as diferentes texturas das plantas, da areia, da terra, dos galhos, do tronco de uma árvore e também os sabores das frutas, legumes, verduras e ervas. Um jardim em casa estimula o olfato das crianças, que podem sentir o perfume e aroma das flores ou das verduras e frutas

Quer saber por onde começar?

Chame a sua família e saiba que para criar uma horta em casa ou no apartamento, é fundamental ter algumas ferramentas:

Vasos grandes e pequenos
Terra já adubada
Sementes e mudas de sua preferência
Uma pequena pá
Um ancinho
Um Regador ou Mangueira

As plantas devem ficar em local bem ventilado e iluminado, próximo às janelas, no quintal ou na varanda. Além disso, é fundamental saber como regar a planta, pois cada uma possui uma rega específica. O legal é que esta atividade não tem um limite de idade. Qualquer criança pode participar e ajudar a cuidar das plantas. Comece plantando um feijãozinho no algodão, para as crianças perceberem o desenvolvimento da plantinha. Após essa etapa, as crianças podem plantar uma muda ou semente de uma flor ou fruta no vaso ou quintal e esperar que ela cresça.

Se você tem um quintal em casa, peça para uma pessoa adulta arrumar mudas de diversas árvores e plante cada uma delas seguindo as recomendações. Procure saber qual o tamanho máximo que cada árvore vai atingir e veja se o seu quintal comporta uma planta desse tamanho. Após isso, é só ter muita paciência, carinho e lembrar sempre de regar a sua planta. A natureza e o Green Team ficarão muito felizes.    

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade